Todas as exposições





Compras Públicas no Brasil


Banner 2 Exposição Compras Públicas.png

Exposição virtual com informações sobre as compras públicas no Brasil.

O objetivo desse espaço é proporcionar uma visão geral acerca da situação atual, principais atores e da evolução (normativa) das compras públicas no Brasil no governo federal, por meio da construção de um espaço dinâmico para alimentação e visualização das iniciativas e boas práticas, em parceria com organismos e instituições dedicadas ao tema.

Também foram selecionados publicações e vídeos relevantes para compreender essa atividade.


ODS e Políticas Públicas no Brasil


ods-banner.jpg

Com o objetivo de proporcionar um espaço para dar visibilidade à incorporação dos ODS nas ações do governo brasileiro e da sociedade, a exposição apresenta e faz o link com sites, plataformas, iniciativas, documentos, fotografias, vídeos e produções técnico-científicas originários de várias instituições envolvidas com a temática, no Brasil.

A curadoria da exposição foi feita pela equipe da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento da Enap e pelo servidor Pedro Assumpção Alves, que fez, ainda, uma linha do tempo sobre os ODS. Contudo, foi de fundamental importância a parceria dos diversos atores que autorizaram a divulgação dos seus projetos e iniciativas, destacando o caráter colaborativo das ações relacionadas aos ODS. Também não se pode deixar de agradecer às equipes da Coordenação-Geral de Articulação e Assessoria de Comunicação da Enap, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e da Secretaria Nacional de Articulação Social da SEGOV/Presidência da República, pelo apoio na realização desse projeto.

 Por meio dessa exposição, a Enap reitera sua crença na formação de uma consciência coletiva sobre o verdadeiro significado do “desenvolvimento sustentável”, suas ferramentas, soluções e recursos existentes e, principalmente, sobre o papel de cada setor na implementação dos ODS.

_______________

In order to provide a space that gives visibility to the incorporation of SDGs in the actions of the Brazilian government and society, the exhibition presents and links to sites, platforms, initiatives, documents, photographs, videos and technical-scientific productions originating in several institutions involved in the subject, in Brazil.

Enap’s Knowledge Management Coordination team and the servant Pedro Assumpção Alves, who also made a timeline of the SDGs, made the curatorship of the exhibition. However, it was of fundamental importance the partnership with the various actors that authorized the dissemination of their projects and initiatives, highlighting the collaborative nature of actions related to SDGs. We must also thank the staff of the General Coordination of Articulation and Communication Advisory of Enap, the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), and the National Secretariat of Social Articulation of SEGOV/Presidency of the Republic, for their support in the realization of this project.

 Through this exhibition, Enap reiterates its belief in the formation of a collective consciousness about the true meaning of "sustainable development", and in its existing tools, solutions and resources. Above all, its belief in the role of each sector in the implementation of the SDGs.


Inovação e Governança Digital


banner-governo-digital.PNG

Bem-vindos(as) a exposição virtual sobre Inovação e Governança Digital

Nesta exposição, foram selecionados materiais que apresentam diferentes propostas e configurações de governança digital no setor público, com um olhar para inovação. O objetivo é fornecer um instrumento de suporte para gestores públicos e formuladores de políticas públicas que desafiam o dilema da inovação setor público.

O objetivo é contribuir com o avanço da compreensão do que é governança digital aplicada às estratégias de gestão e às políticas públicas, assim como, compreensão do debate atual sobre a avaliação dos impactos socioeconômicos gerados pelo avanço tecnológico, conjuntamente com as mudanças sociais. O que se espera é que o conjunto selecionado de materiais, possa proporcionar uma perspectiva sistêmica e um instrumento para relacionar os vínculos entre a inovação e a governança digital, com os diversos desafios que isso representa.

A exposição está dividida em duas abordagens. Primeiramente, estão os materiais que tratam da governança digital, como motor para melhorar a política de gestão pública por meio de um governo digital. Em seguida, serão apresentados materiais sobre estratégia digital para as políticas públicas e sociais e para a prestação de serviços públicos.

Foram selecionados vídeos, podcasts, artigos, casos, livros, documentos do governo, e mais, com a ajuda do curador Guilherme de Almeida, Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, e da equipe do Departamento de Governo Digital, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento e Gestão.


Mulheres e Políticas Públicas


voto feminino.jpg

Este espaço apresenta uma exposição virtual com o tema “Mulheres e Políticas Públicas”, resultado de uma curadoria que contemplou cerca de 200 publicações. O material foi selecionado dentre aqueles existentes nos acervos da Biblioteca da Enap, da Casoteca de Gestão Pública, das bases de dados assinadas e das instituições que apoiaram a exposição:

  • Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado;
  • Biblioteca do Senado Federal;
  • Biblioteca Digital do Senado Federal;
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
  • ONU Mulheres;
  • Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG/PNUD)
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República;
  • Coordenação Geral de Mulheres Rurais, Juventude e Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário

A exposição Mulheres e Políticas Públicas tem por objetivo expor e divulgar conteúdos relevantes e de qualidade sobre reflexões e teorias que influenciam o campo, recortes da realidade da mulher, suas lutas, direitos e políticas públicas.